Ar condicionado e olho seco: saiba como se prevenir
- danyselle nysell
- 2 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Você sabia que ar condicionado e olho seco podem estar relacionados?
Passar muitas horas em um ambiente com ar condicionado pode deixar seus olhos mais secos e até mesmo prejudicar sua visão.

No artigo de hoje, vamos te mostrar como prevenir a síndrome de olho seco, mesmo quando ficamos muito tempo em ambientes com ar condicionado.
Seguindo nossas dicas, você pode se refrescar sem prejudicar a saúde dos olhos.
Acompanhe com a gente para saber mais!
Ar condicionado e olho seco
O verão está chegando e, com ele, as temperaturas mais quentes também.
Nessa época, é comum usarmos mais o ar condicionado durante o dia ou mesmo à noite, para dormir. No entanto, apesar de refrescante, o ar condicionado pode apresentar sérios riscos aos nossos olhos.
Isso porque ao ficarmos muito tempo expostos ao ar condicionado, a baixa umidade do ar frio acelera a evaporação de lágrimas. Consequentemente, nossos olhos ficam mais ressecados, provocando a síndrome do olho seco.
A relação entre o ar condicionado e as bactérias que afetam nossos olhos
O ar condicionado também pode acumular bactérias ao longo do tempo, por isso é muito importante realizar a limpeza interna do aparelho periodicamente.
Aliás, essas bactérias também contribuem para o desenvolvimento de alergias oculares e até mesmo podem causar uma conjuntivite bacteriana.
Por isso, sem a limpeza adequada, a exposição excessiva ao ar condicionado pode ser altamente prejudicial ao nossos olhos.
As bactérias do ar condicionado, somadas à baixa umidade do ar do ambiente, proporcionam as condições perfeitas para nossos olhos ficarem ressecados.
E, a longo prazo, também ficamos mais propensos a desenvolver a síndrome do olho seco.
Mas você deve estar se perguntando qual a diferença entre o ressecamento dos olhos e síndrome do olho seco, não é mesmo?
Calma, porque vamos te explicar melhor! Confira os detalhes sobre a síndrome do olho seco a seguir:
Sintomas da síndrome do olho seco
Sabe quando nossa visão começa a embaçar e sentimos nosso olho arder? Então, este é um dos sintomas comuns de que nossos olhos estão secos.
Mas existem outros sinais que precisam ser observados, como:
Coceira;
Olhos vermelhos;
Olhos pesados;
Dor nos olhos;
Visão embaçada; que só melhora depois de piscar algumas vezes;
Fotofobia (sensibilidade à luz).
Tratando a síndrome do olho seco
Apesar de ser uma doença crônica bastante séria e incômoda, a boa notícia é que é possível tratar a síndrome do olho seco.
Geralmente, o tratamento é simples e consiste em usar colírio de lágrimas artificiais.
No entanto, para iniciar o tratamento, é preciso primeiramente passar por uma avaliação médica.
Pois apenas um profissional da área da saúde dos olhos pode prescrever o melhor colírio para diminuir os sintomas, sem causar possíveis efeitos colaterais.
Muitas vezes o olho seco também pode ser um sinal de que você precisa usar óculos de grau.
Por isso, não esqueça de consultar um profissional da área de confiança e realizar exames de vista periodicamente.
Outras dicas rápidas para evitar o olho seco

Deixe o ambiente úmido: Essa é uma dica simples, mas super eficaz. Coloque uma bacia com água nos ambientes e deixe o dia inteiro. Isso vai aumentar a umidade relativa do ar.
Regra 20-20-20: Ao sentir o olho arder, secar ou incomodar, você precisa fazer uma pausa. A cada 20 minutos de exposição à luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos, você tira 20 segundos para piscar e captar luz natural. Isso ajudará na lubrificação dos seus olhos.
Cuidado com o uso das lentes de contato: Se você usa lente de contato e precisa ficar em ambientes com ar condicionado, o ideal é intercalar o uso da lente de contato com o óculos de grau. Isso porque o uso contínuo da lente de contato diminui a oxigenação na córnea e aumenta ainda mais o ressecamento dos olhos.
Use óculos de sol: Usar o óculos de sol dentro do carro, quando o ar condicionado estiver ligado, protege nosso olho de receber o vento direto.
Alimentos que ajudam o olho seco: Consumir alimentos ricos em Ômega-3 também ajudam a lubrificar os olhos, como peixe, ovos, brócolis, entre outros.
Comments